sábado, 9 de agosto de 2008

Problemas com lixo e entulhos em terrenos baldios na região


Aproximadamente a metade do lixo produzido em nosso país é coletado pelas prefeituras, o resto vai parar sei lá aonde. E nesse sei lá aonde é que começam os problemas. Um exemplo disso está em nosso bairro, algumas pessoas insistem em querer jogar lixo e entulhos nos terrenos baldios da região. E esquecem que, fazendo isto estão contribuindo para que seus próprios filhos possam pegar alguma doença grave ou ser mordido por algum animal peçonhento como cobra, aranha ou escorpião.

Sim, porque quando se acumula muito lixo ou entulho em um local, ele se torna ninho de pequenos animais. Pois é ali, em meio ao lixo, que ratos, cobras e aranhas gostam de se abrigar. Além disso, o lixo pode transmitir doenças, porque moscas e animais acabam se alimentado do entulho e levam toda a porcaria que comem, direto para a casa de alguém, como a dengue e a leptospirose, por exemplo. Além disso, as crianças podem querer brincar neste terreno e ao passarem por ali, acabam se machucando ou se contaminando com algum resíduo.


De que é a culpa


A responsabilidade pela manutenção e cuidados com o terreno vazio é do dono dele. Caso este não tome providências, seus vizinhos podem ligar para a Prefeitura, através do telefone 156, ou entrar com uma reclamação formal, por escrito junto ao órgão. Cabe a Prefeitura fazer a notificação ao proprietário, podendo tomar todas as medidas cabíveis, para resolver o problema, incluindo aplicação de multas. Mas, infelizmente, se o dono do terreno não tomar atitude, a situação fica mais complicada. Pois, às vezes, a Prefeitura demora à tomar alguma providência e, depois de muita reclamação dos moradores.


O problema

No Sabará, o problema está no terreno localizado na rua Leon Mederios Guimarães, esquina com a Arno Duarte. O lixo que está encostado no muro do terreno avança sobre a rua, incomodando os pedestres e motoristas que trafegam por ali. Além de ser perigoso para a saúde dos moradores, se torna um perigo de acidentes, pois as pessoas têm que andar no meio da rua para não pisar no entulho, correndo o risco de serem atropeladas. Além dali, na rua Maria Lúcia Locher Athayde, na divisa do Diadema e Jd. Eldorado, encontramos problema parecido. Em ambos os terrenos há placas de proibido jogar lixo. Mas parece que as pessoas não se importam muito com placas indicativas e proibitivas. O problema é que mesmo que a responsabilidade em cuidar dos terrenos seja do proprietário, seus vizinhos têm que cuidar para não jogar lixo e, se ver alguém jogando, reclamar para a pessoa e exigir que ela mude sua atitude.

Nenhum comentário: