sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Política da boa vizinhança

Na Grande Curitiba moram quase três milhões de pessoas. Para evitarmos uma guerra urbana, precisamos aprender a viver em paz com nossos vizinhos. A velha frase “sua liberdade termina onde começa a do seu vizinho”, deve ser a base para a política da boa convivência.

Muitas vezes, nos finais de semana, deixamos nosso som super alto, achando que isso não vai incomodar nossos vizinhos. Porém, não sabemos o que se passa no terreno ao lado. Depois de uma semana inteira de trabalho, o cidadão não vê a hora de chegar o final de semana para ter alguns minutos de paz e sossego junto de sua família. E o nosso som acaba atrapalhando o sossego deste cidadão.

Claro que podemos fazer festas e ouvir musica com os amigos. Porém, precisamos ter o bom senso de deixar o som em uma altura que não atrapalhe o descanso e a tranqüilidade do resto do bairro. O Códio Civil, nos Artigos 1277 e 1279, estabelece que o vizinho pode exigir a redução, ou eliminação do incômodo, quando este prejudicar a segurança, saúde ou o seu sossego.

Além disso, o excesso de barulho prejudica a saúde e pode acarretar, além de problemas de audição, problemas de sistema nervoso, depressão, podendo acarretar até mesmo em doenças mais graves e irreversíveis como ulceras e problemas mentais sérios.

Nenhum comentário: