sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mobilização social - a importância da união em nossas vidas

Há Um velho ditado popular que diz: “a união faz a força”. Pois é, por isso que é de vital importância os moradores de um país, cidade, bairro; juntarem forças para se fortalecer. Principalmente quando precisam ser ouvidos e atendidos pelos governos.

Não adianta procurar outra opção, a melhor alternativa para solucionar qualquer problema sempre foi e sempre será o diálogo. Só quando as pessoas param para discutir o que está de errado e procuram juntas uma solução é que se obtém resultados. Em um único grupo ou comunidade, as pessoas possuem diversas visões de mundo e opiniões, muitas vezes contraditórias. Entender o outro, compreender quais os desejos e vontades de uma vila ou comunidade, isso só podemos conseguir pelo diálogo, com reuniões e conversas com seus vizinhos e amigos.

Viver em sociedade, é uma arte que aprendemos ao longo de nossa vida. Precisamos aprender a lidar com as diferenças e, dentro do possível, entender o outro, pois nem sempre o que ele está falando é algo assim tão absurdo. Algumas vezes o que hoje parece absurdo, amanhã você poderá achar aceitável. No mundo em que vivemos, quem não consegue aceitar a opinião do próximo, tem dificuldades em se relacionar e ter uma vida normal.

Sabemos que o bairro em que moramos possui diversos problemas, porém, nem sempre fazemos algo para solucioná-los. Por preguiça ou comodismo, acabamos acusando os governos por nossas dificuldades e, fica por isso mesmo. Não que os governos não tenham culpa, é obvio que se nossa comunidade tem problemas de segurança, infra-estrutura, urbanismo, etc; em parte é por incompetência administrativa dos diversos governos que passaram por esta cidade, estado e país. Porém, a culpa não deixa de ser um pouco nossa. Se não cobrarmos por melhorias, o governo acaba pensando que a situação está boa para todos.

Um exemplo, é nossa região. Se não fosse a força de vontade de alguns moradores em correr atrás de mobilizar as pessoas do bairro para juntar forças, não teríamos nem a metade do que temos hoje no bairro. Claro que ainda não está bom, mas, pelo menos, não estamos abandonados e esquecidos ao vento. Recentemente conseguimos, graças a mobilização feita no bairro em prol da regularização fundiária, a prefeitura, Cohab e outros órgãos públicos sabem que existimos e começam a se mexer para tentar solucionar nossos problemas. Foram 20 anos de luta e, finalmente nos deram uma resposta. E mesmo que a solução não venha pelo governo, o bairro será regularizado por usucapião.

Porém, fazer uma mobilização na comunidade e juntar as forças para tentar realizar alguma coisa nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes, outras pessoas que nada tem a ver com a história, acabam tentando atrapalhar o trabalho, desmobilizando o grupo. Por isso, é que temos que estar sempre juntos e, sempre estar se informando sobre tudo o que está acontecendo na região em que moramos. E o mais importante, não darmos ouvidos a boates e fofocas. Procuremos sempre nos informar corretamente sobre a verdade dos fatos.

Nenhum comentário: