sábado, 9 de agosto de 2008

Falta de manutenção em postes de madeira, oferecem perigo e causam transtornos aos moradores


Toda a energia elétrica que utilizamos chegam até nós por uma rede, formada por postes e fios. Porém, esta rede pode se tornar uma arma mortal se for mal cuidada. Em nossa região, a maioria dos postes é de concreto, pois são resistentes e precisam de pouca manutenção. Mas existem alguns de madeira, que precisam de constante manutenção. Pois estão sujeitos a ação da natureza, como o ataque de fungos e cupins.

Se bem cuidado, um poste de madeira pode, facilmente, durar mais de 25 anos. Mas os moradores do bairro reclamam que os postes não recebem a manutenção devida. Como é o caso da rua Dr. João Carlos de Macedo Lopes, onde exitem vários postes de madeira. “Moro aqui há 20 anos e nunca vi nenhuma manutenção nos postes da rua”, relata o morador do Jardim Eldorado, Carlos Alberto dos Santos, de 51 anos.

Sem manutenção, estes postes põem em risco a vida de quem vive ou trafega pela região. Os moradores dizem que, quando venta muito os postes balançam. Josielle Padilha da Silva, de 16 anos, que mora na vila Esperança, diz que é comum os postes balançarem tanto que causam curto circuito na rede e a região fica sem luz, em dias de chuva forte. “Isso é perigoso, pois eles podem cair sobre uma casa ou pessoa”, completa Josielle.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) diz que nem sempre é possível acompanhar a manutenção de todos os postes no estado, pois são muitos. Para facilitar o trabalho, a empresa tem regionais, espalhadas pela cidade, que atendem a população. Além disso, freqüentemente a empresa faz rondas pelas ruas, para verificar se há algum problema com a rede. A Copel pede à população que, quando houver algum problema com os postes ou a rede elétrica, que o cidadão entre em contato com uma das regionais ou no telefone da empresa.

Quanto aos postes de madeira, ainda são utilizado. Além deles, a companhia trabalha com postes de concreto e fibra de vidro. A troca é feita, quando há riscos para os moradores ou problemas com a rede elétrica. Quanto à manutenção dos postes da região do Sabará, a empresa disse que vai verificar a situação e, se o morador cobrar providências, a empresa perceberá a real necessidade da manutenção ou troca dos mesmos.

Por isso que, todos os moradores das regiões onde ainda existe postes de madeira e, que sofrem com a insegurança e as quedas de energia, devem entrar em contato com a Copel e cobrar providências, para que a empresa saiba em que locais os problemas com a rede são maiores.

Nenhum comentário: