sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Educar é preciso - Entrevista com Rejane Rauen Gobbo, diretora da escola Municipal Mansur Guérios


Em Outubro, além de se comemorar o dia das crianças, também se comemora o dia do professor. Esta pessoa que, de tão importante em nossas vidas, alguns chegam a considerá-lo um segundo pai ou uma segunda mãe na vida de uma criança. E para nos falar um pouco sobre educação, convidamos a Diretora da Escola Municipal Mansur Guérios, Rejane Rauen Gobbo, para uma entrevista.

Como você avalia a qualidade da educação no Brasil?
A educação no Brasil ainda está com grande defasagem se comparado a outros países. Mas acredito que, a longo prazo, teremos avanços significativos, pois o governo federal está promovendo várias ações para melhorar a educação. Em Curitiba, nosso ensino já está muito à frente, em termos de qualidade, das demais capitais brasileiras. A secretaria municipal de educação está investindo em várias áreas para que isso ocorra. Oferecendo cursos para os professores, ampliação e criação de bibliotecas nas escolas municipais, fazendo a manutenção e compra de novos equipamentos de informática para os laboratórios das escolas. Além disso, são desenvolvidas ações para a troca de informação entre a prefeitura e as escolas – sobre a qualidade na rede pública de ensino e quais procedimentos podem ser adotados para promover avanços na educação em Curitiba.

Na sua opinião, como o professor é visto hoje em nosso país? Seu trabalho é valorizado?
Esta visão está passando por mudanças, pois o professor hoje, não é mais visto como detentor do saber.

Quais caminhos você aponta para resolver os problemas sociais no Brasil? Você acha que a educação é uma das saídas?
Com certeza. Não há outro caminho para solucionar os problemas sociais de nosso país, que não seja o que passe pela educação. Sem a educação, nenhum país terá condições de se desenvolver e reduzir as desigualdades sociais.

Você acha importante incentivar as crianças e jovens a ter o hábito da leitura?
Sim. O hábito da leitura é extremamente importante, tanto para a alfabetização, como para toda a nossa vida. Com o livro, nosso nível cultural está sempre em ascensão. Além disso, a leitura nos traz momentos de relaxamento e diversão.

Sobre as novas tecnologias, como o computador e a Internet, você considera importante que as crianças aprendam desde cedo a lidar com isso?
Essas novas tecnologias contribuem muito na educação. Quanto mais cedo o aluno começar a interagir com elas, melhor será seu desempenho futuro, pois vivemos em um mundo em que tudo é informatizado.

Como é dirigir uma escola pública no Sabará?
Dirigir uma escola pública é sempre um grande desafio, não importa em qual bairro. Acredito que a escola Mansur Guérios não enfrenta problemas diferentes que outras escolas, inseridas em outras comunidades. Nossa comunidade é muito participativa e valoriza nossa escola, procuram estar presentes no dia-a-dia da escola, isso contribui muito para nosso relacionamento. Não temos problemas de violência dentro da escola – nem no diurno, nem no noturno. Não sofremos com pichações de muros nem arrombamentos, o que mostra o ótimo relacionamento que existe entre a escola e a comunidade.

Nenhum comentário: