sábado, 9 de agosto de 2008

Contorno Sul - moradores denunciam o perigo que correm ao atravessar a J.K. de Oliveira


Quem precisa atravessar, a pé, a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira (contorno sul), tem poucas opções: ou anda quilômetros até encontrar uma trincheira ou viaduto, coisa que se torna inviável para a maioria dos moradores ou se arrisca em meio aos veículos que trafegam em alta velocidade. Pois não há nenhuma passarela para pedestres em toda a extensão da via.

Um problema que centenas de moradores de nossa região passam diariamente. Como é o caso de dona Leoni Terezinha Batista, de 52 anos, que mora no Diadema e trabalha no Santa Helena. Ela conta que tem dias que precisa esperar 30 minutos para conseguir uma brecha entre os automóveis e atravessar correndo as oito pistas, do contorno sul. “É complicado, pois eu moro perto do Parque dos Tropeiros e trabalho logo ali do outro lado da pista. Se tiver que atravessar na trincheira, tenho que andar quilômetros para ir e voltar. Se for de ônibus, tenho que ir até o Fazendinha e voltar, para chegar no trabalho. Se tivesse uma passarela seria mais fácil”, desabafa Leoni. E ela não é a única, mães com crianças precisam fazer a travessia diariamente, colocando suas vidas e a de seus filhos em perigo constante.

O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (DNIT), do Governo Federal, órgão responsável pela manutenção e conservação da via, diz estar com um projeto, em parceria com a prefeitura de Curitiba, para revitalizar 16 quilômetros da Juscelino. Porém, o projeto está entrando em licitação este ano, para que as obras se iniciem em 2009. De acordo com o órgão, 5 ou 6 passarelas estão previstas neste projeto, mas não foi definido o local em que serão colocadas. A prefeitura confirma que um dos prováveis locais seja em frente à empresa Bosch, mas ainda está em fase de estudos.

Nenhum comentário: